Quem vive em grandes centros urbanos já pode constatar os efeitos nocivos do barulho em sua rotina. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o nível de ruído recomendável para a audição é de até 50 decibéis (dB). Para se ter uma ideia do nível de barulho, o som de um liquidificador em funcionamento possui, em média, 75dB.
Ainda de acordo com a OMS, alguns grupos são mais vulneráveis ao ruído. As crianças, por exemplo, passam mais tempo na cama do que os adultos, sendo mais expostas ao barulho noturno. Pessoas com doenças crônicas e idosos também são mais sensíveis a distúrbios.
“As estimativas feitas, e só com os dados da Europa Ocidental, apontam que anualmente haja mais de um milhão de anos perdidos (mortes e anos de vida saudável), sendo 61 mil anos perdidos por doenças cardíacas, 900 mil anos em perda de vida saudável por distúrbios de sono, que não chega a ser profundo e reparador, além de 45 mil por distúrbios cognitivos de crianças. O problema está no desgaste: primeiro vem o incômodo, depois a desregulação hormonal, hipertensão até problemas de coração”, alertou José Palma-Oliveira, docente de Psicologia Ambiental na Faculdade de Psicologia da Universidade de Lisboa e perito da Comissão Europeia para a Diretiva do Ruído.
Realidade brasileira – muitas vezes, a população não pode se dar ao luxo de viver em áreas residenciais tranquilas. Dessa forma, é necessário buscar alternativas como o isolamento acústico adequado, garantindo uma redução significativa de sons externos que possam interferir em nossa saúde.
Segundo Márcio Alexandre Moreira, especialista em conforto termoacústico, “muitos nos procuram para consultoria, pois não fazem ideia de como vedar o ruído, seja em sua residência, seja em escritórios. Para cada caso é necessário uma análise minuciosa, pois sabemos o quanto o barulho afeta a saúde a longo prazo. Vemos isso em nosso dia a dia”.
Diante deste cenário, a Finland juntou sua tecnologia com design avançado e possui no mercado as seguintes soluções: portas termoacústicas e janelas termoacústicas reforçadas para diminuir a propagação do som.