Freepik/Kues12020 é o Ano Internacional do Som e várias ações foram programadas para a ocasião. Devido à pandemia do coronavírus, algumas iniciativas foram postergadas para 2021, enquanto outras se tornaram virtuais. Para somar esforços, a ProAcústica – Associação Brasileira para a Qualidade Acústica desenvolveu um guia com dicas para a boa convivência sonora em condomínios.
O material tem como missão contribuir para reduzir possíveis conflitos sonoros causados pela ocupação constante de pessoas em casa, realidade provocada devido à pandemia. Atualmente, as residências se transformaram em locais de trabalho, estudo, lazer e intenso convívio. Consequência: não há mais horário de pico para o barulho.
Como grande parte das residências, seja em prédios ou casas, não há isolamento acústico adequado, os sons podem incomodar vizinhos, bem como o andamento das atividades no interior dos lares.
Confira abaixo as dicas indicadas pelo guia para garantir uma boa convivência:
- Evite arrastar cadeiras, mesas e outros objetos diretamente sobre o piso, coloque protetores autoadesivos de feltro;
- Ande de chinelo ou pantufa e use tapetes nos ambientes para minimizar impacto dos passos e quedas de objetos no piso;
- Evite ouvir TV ou música muito alta ou deixar a TV ligada sem ninguém assistindo;
- Ao se exercitar em casa, procure exercícios que causem menor impacto no piso. Utilize tapetes ou revestimentos emborrachados. Se for necessário soltar objetos como halteres no chão, faça com sutileza;
- Incentive as crianças com brincadeiras e atividades lúdicas que produzam menos barulho;
- Antes de interagir e fazer shows na sacada e áreas comuns, pense se é do interesse de seus vizinhos;
- Evite atividades noturnas, como conversas e sons altos na sacada e áreas comuns. Respeite os horários de silêncio!
Sabemos que o conforto acústico está ligado à qualidade de vida e bom senso à boa convivência. Muitas vezes o morador não tem como evitar os ruídos externos, como veículos na rua ou obras, mas pode atenuar os sons que provoca, diminuindo significativamente o barulho.