Com a crescente demanda de trabalho remoto, o home office, existe a preocupação com a eficiência deste tipo de modalidade de trabalho. Devido à ameaça de doenças, como o novo coronavírus, trabalhar de casa já é uma realidade para muitos brasileiros.
Para garantir a produtividade do serviço, o espaço deve ser pensado para que existam condições mínimas necessárias para um bom desempenho. A questão acústica é uma delas. Afinal, participar de vídeoconferências, ou até mesmo raciocinar para redigir relatórios exaustivos, é imperativo que o ambiente não seja barulhento, sem interrupções.
Dessa maneira, planejar o local de trabalho é fundamental. Uma janela termoacústica, por exemplo, pode diminuir drasticamente os sons de ambientes externos. Muitas vezes, o barulho é reduzido em até 80%, tornando o espaço mais aconchegante.
Solução rápida e limpa – A instalação das janelas da Finland não possui quebra de alvenaria, pois estas podem ser sobrepostas, o que também não configura necessidade de pintura após a instalação. Além disso, o tempo máximo do serviço é de 1 hora, não atrapalhando momentos de trabalho.
“Existe também a possibilidade de montarmos uma área dentro da própria casa com isolamento acústico. São pequenos espaços onde o morador consegue privacidade e conforto para realizar com eficiência e tranquilidade o seu trabalho. As paredes são revestidas de drywall e as portas e as janelas são reforçadas para evitar a entrada ou saída de som”, explica Márcio Alexandre Moreira, especialista em conforto termoacústico e fundador da Finland.
O ideal é que o escritório seja montado no cômodo mais silencioso da casa, evitando interferências desnecessárias. Organização e limpeza também são essenciais. Mas o mais importante: o local escolhido deve ser confortável e tranquilo para que a jornada de trabalho aconteça da melhor forma possível.