Crédito da imagem: freepik

Preparar a casa para a chegada do bebê faz parte dos preparativos para receber de forma adequada mais uma pessoa da família. É um momento de muito carinho e atenção aos detalhes e assim promover o máximo conforto a um ser que requer muitos cuidados.

Estudos de uma universidade americana – McMaster University – mostram que grávidas instintivamente tendem a organizar suas casas para proteger seus bebês. “Essa atitude nos vincula ao nosso passado ancestral. Fornecer um ambiente seguro ajuda a promover o vínculo e o apego entre a mãe e seus bebês”, explica Marla Anderson, responsável pelo estudo e pós-graduanda do Departamento de Psicologia, Neurociência e Comportamento da universidade.

Devido à imaturidade das estruturas do ouvido, os bebês têm uma sensibilidade maior aos sons. Atendendo às necessidades das famílias, a Finland costuma realizar consultorias e posteriormente instalação de produtos que trazem conforto termoacústico em quartos infantis.

As soluções vão desde telas blackout para manter os ambientes escuros, auxiliando no sono do bebê, como uma extensa gama de janelas e portas que atenuam quase integralmente a entrada de ruídos, bem como evitam que o choro do bebê possa atrapalhar o descanso de vizinhos.

A questão térmica também deve ser levada em consideração. Muitas vezes, os berços são posicionados em áreas próximas às janelas que, se não forem bem vedadas, provocam friagem e ventos indevidos ao bebê, ocasionando inflamações nos ouvidos e gargantas. A instalação de vidros duplos em janelas termoacústicas proporciona um maior isolamento térmico no quarto, inclusive com redução do consumo de energia, caso haja aquecedor ou ar condicionado no ambiente.

O design também é importante nestes casos: a Finland permite a escolha de cores e modelos dos produtos para que estes estejam de acordo com a nova decoração do ambiente infantil, justamente para que o “ninho” fique bem arrumado.