Em 29 de abril teremos o Dia Internacional da Conscientização sobre o Ruído -International Noise Awareness Day (INAD). Criado em 1996, pelo Center for Hearing and Communication, surgiu para incentivar as pessoas a se mobilizarem a respeito de barulhos incômodos, seja no trabalho, seja em suas casas.
Ruídos causam estresse, que acarreta, consequentemente, uma série de problemas de saúde. Conforto acústico é sinal, portanto, de qualidade de vida. Inúmeros estudos relacionam barulhos com alterações fisiológicas no sono, pressão arterial e digestão. O som alto também pode atrapalhar no desenvolvimento do bebê dentro do útero de sua mãe.
A data é importante para que todos tenham consciência do efeito nocivo do ruído, mesmo aqueles que não excedam o limite máximo (50 decibéis, segundo a OMS – Organização Mundial de Saúde). Afinal, mesmo o som não alcançando níveis perigosos para a nossa audição pode nos deixar tensos e com raiva.
Anote na agenda: 29 de abril é um dia para que sejam realizados esforços no sentido de conter barulhos incômodos e respeitar a saúde das pessoas.